Caravelas participou do mutirão de consultas e cirurgias de cataratas em Teixeira de Freitas

342

A Prefeitura Municipal de Caravelas, através da Secretaria de Saúde, pactuou com o programa saúde sem fronteiras em oftalmologia, contemplando pacientes de 60 anos acima com consultas, exames e cirurgias de cataratas, para tanto, foi assinado um termo de adesão com o Estado para que o município de Caravelas fosse atendido no Programa.
Caravelas e região estavam com demandas reprimidas, uma vez que este projeto vinha sendo solicitado pelos prefeitos e secretários de Saúde do Extremo Sul da Bahia para atender às necessidades dos pacientes que, sem condições financeiras e com problemas visuais, não teriam como realizar estes procedimentos, uma vez que a região não tem estrutura suficiente para atender toda população.
Este projeto propiciou a região 4 mil consultas, exames e 1.500 cirurgias de cataratas, sendo que o município de Caravelas foi pactuado com 245 procedimentos oftalmológicos, divididos nas seguintes proporções: nos 03 PSFS da sede de Caravelas, 85 cotas; PSF 07 Distrito de Ponta de Areia, 25 cotas; PSF 03 Distrito da Barra de Caravelas, 25 cotas; PSF 04 Distrito de Juerana, 35 cotas; PSF 05 do Povoado de Rancho Alegre, 20 cotas; PSF 08 Distrito de Nova Tribuna, 20 cotas; PSF 06 Distrito de Santo Antônio de Barcelona, 35 cotas. Dentre as cotas, os pacientes realizaram 78 cirurgias de cataratas e 167 consultas e exames.
O município de Caravelas ofertou mais de 30% de cirurgias de cataratas. Tudo isso só foi possível graças ao empenho do prefeito Jadson Ruas e do Secretario Manoel Mecias e sua equipe da saúde.