ONG Ser’Luz realiza a 1ª Feira de Adoção de cães

428

Teixeira de Freitas – No próximo domingo, 16 de dezembro, acontecerá em Teixeira de Freitas a lª Feira de Adoção “Me leva que eu vou” da associação que atua no resgate de cães abandonados na cidade, a ONG Ser´luz. O evento será no canil localizado à rua Bráulio Nascimento, 84, centro, com funcionamento das 9 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas. No ato da adoção deverá ser apresentada uma cópia do RG (carteira de identidade) e de um comprovante de residência. Atualmente, são abrigados no local, 25 cães.

“As pessoas poderão interagir com os cães, saber o histórico de cada um deles e ficar à vontade para escolher o seu novo amigo”, antecipam os organizadores que também abordam a questão da adoção dos adultos. “Às vezes, as pessoas têm receio de adotá-los, mas, vale a pena esclarecer que, ao contrário dos filhotes, eles já possuem a personalidade definida e, segundo os especialistas, dificilmente mudam de comportamento sem nenhuma razão. Portanto, o adotante levará para casa o amigo do temperamento e porte compatíveis à sua família”, ressaltam.

Já com relação ao adotante, é preciso que ele esteja disposto a se dedicar ao novo integrante da casa, independente da idade. “A posse responsável implica nos cuidados com a saúde e bem-estar do cão, que necessita de atenção e, acima de tudo, muito carinho. Desta maneira, o apego aos novos donos é tranquilo, logo se transformam em grandes companheiros”, assegura o pessoal da Ser’Luz.

No decorrer do ano de 2012 foram adotados 62 cães, a maioria adultos, prova de que a adaptação ocorre de maneira satisfatória. Em paralelo, dezenas de gatos receberam o apoio da Ser’Luz no encaminhamento à adoção. A ONG ainda não dispõe de gatil, por isso, os gatos resgatados permanecem na casa de colaboradores enquanto aguardam para serem adotados. “Pretendemos ampliar a nossa atuação, inclusive, abrigando os gatos, porém, somente quando tivermos um terreno para construção da sede própria isso será viável”, explica a diretoria.

Hoje, a associação sem fins lucrativos, formada por voluntários, ocupa provisoriamente o canil cedido por uma família de empresários teixeirenses. Apesar de uma década de existência, a ONG iniciou as atividades dirigidas aos animais abandonados faz dois anos. A manutenção do local, as despesas com os tratamentos veterinários, medicação e ração dependem de doações. Durante a 1ª Feira de Adoção Ser’Luz, os interessados poderão doar qualquer quantia ou adquirir alguns números da rifa exposta no evento. Fonte: Ascom da ONG Ser’Luz.