Ita Biker 2012: histórias de uma batalha

Linhares – A tradição mais uma vez falou mais alto, famosa por atrair grande número de competidores, o Ita Biker 2012 mais uma vez consagrou 126 guerreiros em uma batalha de força e superação.

Muitas dúvidas pairavam no ar sobre o fato de pela primeira vez o Ita Biker sair de sua terra natal, Itaúnas, e acontecer em Linhares, mas, a receita deu certo e comprovou que o que vale é o espírito da prova.

Atletas participantes do Ita Biker edição 2012, que ocorreu no dia 25 de novembro.

Com um percurso bruto onde exigiu bastante resistência dos competidores, o Ita Biker 2012 não teve as famosas areias, em compensação, teve um morro que fez muito ciclista empurrar as bikes para depois chegar ao trecho mais técnico da prova.

Foram muitos duelos, afinal, estava em jogo os títulos da temporada 2012 da Copa Capixaba e Copa Interestadual de “mountain bike”. A etapa de Linhares revelou vários campeões. Confira um release de cada categoria.

Categoria Elite Masculino: Sidiclei vence

O atleta de Vila Velha Sidiclei Defendente (Multesporte) venceu a prova com o tempo de 02:18:07h, quatro minutos a frente de Rodrigo Vieira, o “Fofão” (Q-Toque MTB Race Team), que marcou seu retorno às provas de “mountain bike”. “Fofão” estava há um ano longe das trilhas. Em terceiro Gercy Barbosa (TSW/Ibituruna Bike).

Com o resultado, Sidiclei ficou com o vice campeonato da Copa Interestadual, o campeão foi João Pedro, que não correu a prova. Na Copa Capixaba, o título já havia sido conquistado por Apolônio Carneiro na etapa de São Mateus.

Categoria Elite Feminino: Bruna Sanches, a papa maratona

Bruna Sanches (Nutri Center MTB) esta se destacando cada vez mais como atleta especialista em Maratona, já havia vencido este ano a Maratona do Descobrimento em Arraial D’Ajuda/BA e venceu agora o Ita Biker, maratona mais tradicional do Estado, de quebra faturou o título da Copa Interestadual 2012 que faltava no seu currículo.

Em segundo lugar, com direito a sprint final, Lusélia Chaves (Maxitrilha), que ficou com o vice-campeonato da Interestadual. Fechando as três primeiras, Leila Santos (C.R. Radicais), que, como sempre, buscou a vitória o tempo todo.

Pela Copa Capixaba a campeã foi Soraya Soares (Fenix/G&A Transportes), que precisou apenas do quarto lugar na prova para garantir o seu primeiro campeonato.

Detalhe que os títulos inverteram, ano passado Soraya venceu o Interestadual e Bruna a Capixaba, este ano foi ao contrário.

Categoria Sub-23: Adrio Tomazini, uma grata surpresa

Na largada olhos voltados a dois atletas que têm protagonizado as principais disputas do ano da Sub-23, Felício Borges (Terapi/R. Treino) e Germano dos Santos (Fenix/G&A Transportes), porém, Adrio Tomazini (Q-Toque MTB Race Team), apesar de ser capixaba parecia mais um mineiro, de mansinho foi se impondo e faturou a prova com apenas um minuto a frente de Germano, que com o resultado termina a temporada como campeão dos dois campeonatos.

Em terceiro, outro novato, Amarildo Monfardini Jr. (Nutri Center), filho do veterano “Macaca”, pedalou forte e surpreendeu Felício, que chegou na quarta colocação.

Ano que vem essa categoria promete muito, pois com a provável saída de Felício e Germano, que devem ir para a Elite, e outros atletas que sobem para a sub-30, acategoria vai abrir espaço para novos atletas da sub-17, que estão subindo. Alguns como Renato Guberman devem continuar.

Categoria Sub-30: Adaílton Alves, “o cara”

O que seria melhor que ganhar dois campeonatos no mesmo dia? Ganhar o Ita Biker e fazer tríplice coroa? Não, para Adaílton Alves (Nutri Center MTB) não bastou vencer sua categoria, os dois campeonatos e o Ita Biker, ele também venceu na geral, deixando atletas da elite para trás, realmente a consagração de uma temporada de sacrifícios pelo esporte, assim ele se despede da sub- 30 em grande estilo, pois será mais um atleta na elite ano que vem.

Em segundo na prova e também no geral, André Couto (Terapi/R. Treino), que tem feito uma temporada perfeita, fechando os três Agnaldo Gonçalves (Pref. Anchieta), que venceu um sprint final com Sandro Ferreira (TSW/Ibituruna Bike) empolgando o público presente.

Categoria Sub-35: Elizeu vence de novo

Vencedor da Maratona dos Botocudos o mineiro Elizeu Gonçalves (TSW/Ibituruna Bike) venceu também o Ita Biker 2012 com ótima atuação, outro que fez muita festa foi o segundo colocado Márcio Balde (Nutri Center), pois com o resultado Márcio se sagrou campeão da Copa Interestadual 2012, ele que já tem um título da Copa Capixaba agora aumenta sua coleção, fechando a lista dos três primeiros Flávio Adriano, o “Tigrão” (Acc Mundo Livre), que chegou apenas a 3 minutos do vencedor.

Outro atleta local que fez festa foi Solivan Werneck (Nutri Center MTB), que chegou na quarta colocação e garantiu o título da temporada 2012 da Copa Capixaba MTB por apenas um ponto a frente de Marcio, a expectativa gerada na chegada aguardando a chegada de Solivan foi grande, que o diga Katia Lenk, gerente da equipe e esposa de Solivan, e o próprio Mácio Balde e seu pai, que aguardavam o companheiro de equipe, pois uma quinta colocação dava o título a Márcio, Solivan ainda demorou 16m para cruzar a linha de chegada.

Categoria Sub-40: Denisval vence e chega a frente da elite

O atleta de Cariacica Denisval Alves (Bike Adventure) mostrou sua grande fase no “mountain bike” e venceu a prova e ainda fez o 3º melhor tempo do dia, chegando, inclusive, na frente do primeiro colocado da elite. Em segundo lugar, a apenas 3 minutos de Denisval, o baiano de Arraial D’Ajuda Betinho Andrade (Canelas Dry), que com o resultado se sagrou campeão 2012 da Copa Interestadual MTB, uma chegada bastante emocionada de Betinho que fez sacrifícios para alcançar o objetivo, como encarar 10 horas de viagem de ônibus até Governador Valadares. Fechando o pódio, o campeão 2012 da Copa Capixaba MTB com uma prova de antecedência, Fabão Dupim (Bike Trilha), que mesmo gripado mostrou toda sua força em uma das mais difíceis categorias.

Categoria Sub-45: Amarildo de volta ao topo

O atleta de Cariacica, Amarildo Monfardini (Nutri Center MTB), venceu com quase 20 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Marcos Roberto Rust (Fenix/G/A Transportes), que com o resultado se sagrou campeão da Copa Interestadual MTB. Em terceiro, e faturando o título da Copa Capixaba 2012, outro atleta da Fenix/G/A Transportes, Dilvanir Alves de Caratinga/MG.

Máster A: Evandro Albani consolida seu melhor ano

Depois de muitos anos de luta na categoria, Evandro Albani, o “Farinha”, venceu mais uma colocando mais de 20 minutos sobre o segundo colocado. Com o resultado “Farinha” é o campeão da temporada 2012 da Copa Interestadual e vice da Copa Capixaba há dois pontos de Luiz Maria Rovetta (Q-Toque MTB Race Team), que mesmo com problemas de saúde conquistou o pentacampeonato, um hegemonia muito difícil de ser batida, ano que vem Rovetta vai para Máster B, fechando os três primeiros Marcos Pina (Pedalares), atleta do speed que mostrou ser forte também no “mountain bike”, contamos com você para deixar essa briga mais bonita ano que vem.

Máster B: tríplice coroa para Luizão

Luiz Carlos Barbosa (Maxitrilha) teve um ano dos sonhos, já havia conquistado a Copa Capixaba e Copa Interestadual com uma prova de antecedência e em Linhares fez barba, cabelo e bigode ao vencer o Ita Biker e se consolidar como o atleta mais forte do ano em sua categoria. Em segundo Neolucio Franco Nunes (Nutri Center), que estreou em competições e com o pé direito, fechando os três primeiros José Roberto Fernandes (Piuma Bike Adventure).

Categoria Sub-17: Felipe Rezende vence e pela primeira vez o título é dividido

Felipe Rezende (Q-Toque MTB Race Team) venceu com autoridade o Ita Biker 2012 colocando 4 minutos a frente de Cristian Barbosa (TSW/Ibituruna Bike), que ficou em segundo. Com o resultado, Cristian se sagrou campeão da Copa Interestadual2012. Acuriosidade é que Cristian terá que dividir o título com o terceiro colocado da prova Roberto Rodrigues (C.R. Radicais) que tem a mesma pontuação que ele e empata em todos os critérios, é a primeira vez que isso acontece em oito anos, mostrando o nível de disputa da categoria.

Pedro Henrique Fialho (Bike Trilha) chegou em quarto devido a problemas mecânicos, Pedro já havia sido campeão da Copa Capixaba na etapa de São Mateus, esse é outro atleta forte que vai para a Sub 23 ano que vem.

Categoria Estreante: Jonathan Carvalho vence.

De Colatina Jonathan Carvalho (No Grau) venceu a etapa de Linhares com uma prova bem regular, em segundo Antônio Manuel de Alencar e fechando os três primeiros Luan Pavan.

O curioso é que nenhum dos três primeiros disputava o título, com isso Caio Reinholz (Firewall), que não participou das duas últimas etapas faturou o título da Copa Capixaba MTB, Cezar Vasconcelos (Aquário Bike) que chegou na quinta colocação foi o campeão da Copa Interestadual 2012.

Categoria Especial: Arce Antônio vence mais uma

É a segunda vitória do atleta de Governador Valadares Arce Antônio (Maxitrilha) em 15 dias, isso porque ele também venceu a Maratona dos Botocudos, com o resultado, Arce se sagrou campeão da Copa Interestadual 2012, em segundo na prova Fernando Lucas de Teófilo Otoni.

Welington Cavalcante mesmo sem correr a prova se sagrou campeão da Copa Capixaba.

Categoria Turismo Feminino: Silvana vence

Na sua estreia em competições Silvana Elena (Nutri Center) venceu sua única adversária Gerleni Maria (Nutri Center).

Categoria Turismo Masculino: Marcone vence e consagra grande fase

A categoria Turismo teve o maior número de participantes, 23 no total.  A vitória ficou com Marcone Nunes (Big Mais), que já vem tendo ótimos resultados no ano, com a vitória, Marcone será obrigado a correr em outra categoria em 2013, em segundo Salomão Barbosa e fechando os três primeiros Thiago Soprani de Conceição da Barra.

Categoria Equipes: Q-Toque MTB Race Team vence a etapa e fatura o capixaba

A equipe da Serra Q-Toque MTB Race Team venceu o Desafio dos Líderes no sábado em uma prova emocionante disputada a noite em Linhares, movimentando a cidade, venceu também na geral, com o resultado a equipe se sagrou campeã 2012 da Copa Capixaba por equipes, a Equipe Fenix/G&A Transportes venceu a Copa Interestadual e a Equipe Nutri Center MTB foi vice nas duas competições. Fonte: Casinhadeaventuras.com.br