Ações e procedimentos da ONG Multifoco

399

A idade contemporânea registra um número assustador de pessoas indiferentes, desatentas e frias em relação aos excluídos, aos necessitados da mão estendida do próximo. Mas, felizmente, para contrabalançar tudo isso existem os que têm se unido para fazer a diferença. No cenário de Teixeira de Freitas são muitas as ONGs – Organizações não governamentais – regidas e tocadas pelo voluntariado, que têm feito elogiado trabalho para a diminuição dos contrastes sociais.

Sede da ONG Multifoco.

Nesse cenário, os aplausos para a ONG Multifoco, que, principalmente, na direção dos presidiários, tem realizado um positivo trabalho, marcando presença também em outras áreas. A organização, que tem sede no Jardim Caraípe, registra uma série de ações e procedimentos neste segundo semestre de 2012.

Primeiramente destacamos a comemoração diferente do Dia da Criança, com visita a Aldeia Pataxó próximo a Cumuruxatiba, ocasião em que foram distribuídos brinquedos para os filhos dos indígenas, além da oportunidade de conhecimento da realidade dos remanescentes dos primeiros habitantes da região. O projeto futuro é ampliar os contatos e suprir a aldeia em outras áreas.

Neste segundo semestre, em sua sede, o voluntariado realizou um curso rápido de geléias com participação de cerca de 10 alunos, incluindo detentos e filhos de detentos, que aprenderam uma atividade que pode significar muito para a sobrevivência familiar.

Realização também do curso de implantação de rastreadores veiculares por satélite com a matrícula de 16 alunos, que saem do curso habilitados a uma atividade profissional com boas oportunidades no mercado, utilizando tecnologia de ponta.

Dia 20 de novembro foi realizado o “Dia de Beleza” para pessoas do regime fechado no presídio local, ocasião em que os alcançados se sentiram valorizados e gratificados com a ação e presença dos voluntários em trabalhos de “make-up” e corte de cabelo.

A ONG Multifoco tem recebido também pessoas do semiaberto para a realização de serviços gerais, o que também contribui para a sua reintegração ao meio social.

Segundo a diretoria já no primeiro semestre de 2013, acontecerão cursos em várias áreas, incluindo-se o manejo de produtos de informática e cursos na área doméstica, além de ações direcionadas aos que cumprem pena no presídio local. Por Jader Pereira