Procurador mineiro e caseiro presos por estupro de criança são transferidos para Teixeira

453

A decisão de transferi-los foi tomada após ameaças de linchamento em Nova Viçosa

Na máquina fotográfica de um dos acusados, o delegado Samuel Martins encontrou fotos da criança, tiradas em várias ocasiões, ficando característico que o relacionamento do menino com os acusados era antigo

O procurador Ripércio teve o pedido de revogação de sua prisão negado pela Justiça.

Nova Viçosa – A juíza substituta da comarca de Nova Viçosa, Dr.ª Tarcísia de Oliveira Fonseca, realizou na tarde de quarta-feira (24/10), a primeira audiência de instrução criminal do procurador aposentado do INSS de Teófilo Otoni/MG, Ripércio Luiz Penchel, de 67 anos, que atualmente vinha advogando em Nova Viçosa com a OAB de Minas Gerais, e seu cunhado e caseiro, Silvério Cordeiro Abrantes, o Silverão”, 59 anos, natural de Malacacheta/MG, pela acusação de um crime de estupro contra um menino de 12 anos na cidade de Nova Viçosa.

 No retorno dos acusados para o Complexo Policial de Nova Viçosa, onde estavam presos desde o último dia 29 de agosto por força de um mandado de prisão preventiva, a população se aglomerou em frente à unidade e ameaçou invadir a delegacia para provocar o linchamento dos suspeitos.

Por ocasião que o delegado Samuel Martins entrou em entendimento com o delegado-coordenador Marcus Vinícius para que fosse feita a transferência dos acusados para a carceragem da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, onde chegaram às 23 horas, escoltados por policiais militares do 13º BPM e da Cipe/Mata Atlântica. A expectativa é que eles sejam transferidos para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.

O pronunciamento do Ministério Público Estadual, por meio do promotor de Justiça Fábio Pretti, foi pela não revogação da prisão preventiva dos acusados. Ele solicitou a transformação da prisão anterior de “Silverão”  para regime fechado, tendo em vista que o mesmo responde outro processo e quebrou a custódia condicional pela prática de outro crime. O promotor ainda pediu a condenação dos indiciados pelos crimes cometidos, e pela manutenção da prisão, com a transferência de ambos da cadeia local de Nova Viçosa para o presídio do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. 

Segundo Carlos Alberto Chaves, advogado membro da Comissão de Proteção da Criança, da Infância e do Adolescente, do Projeto “OAB Vai a Escola do Estado da Bahia” e auxiliando voluntariamente o Ministério Público neste caso, o crime aconteceu no interior de um imóvel em um sítio que fica localizado nos fundos do bairro Abrão, na cidade de Nova Viçosa. O fato teria ocorrido na quinta-feira do dia 23 de agosto e só na segunda-feira do dia 27 de agosto os agentes do Conselho Tutelar e os familiares da vítima tomaram conhecimento do ocorrido diante do estado clínico da criança, que levado a um médico do Posto de Saúde, o profissional pediu que os mesmos procurassem a polícia porque tratava-se de um crime de estupro de natureza violenta.

Por ocasião que o delegado Samuel Martins tomou conta do caso e encaminhou a criança para exame de medicina legal no Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, onde ficou constatada a violência sexual contra o menino de 12 anos. A criança contou com detalhes sobre a violência que sofreu dos dois homens e disse que já mantinha um relacionamento de amizade com os mesmos, mas teria sido a primeira vez que fora violentado, depois de convencê-lo com promessas de recompensas. Por Athylla Borborema e foto do Liberdadenews.