ONG Ser Luz busca apoio para construção de sede própria

774

Teixeira de Freitas – A ONG Ser Luz nasceu no ano de 2002 e vem desempenhando importante papel na sociedade teixeirense, sobretudo, em relação ao tratamento de animais abandonados e maltratados, embora sua meta de atuação abranja também a preservação e recuperação da natureza. E, para aperfeiçoar sua atuação, a organização busca agora apoio para construção de sua sede.

Robério Sulz ratifica que a construção de uma sede para a ONG é de fundamental importância.

De acordo com Robério Sulz Gonsalves, atual presidente da ONG, “a Ser Luz nasceu com o propósito de provocar uma reflexão humanista nas pessoas e essa reflexão ser traduzida em atividades e atitudes que mostram o ser humano como um ser evoluído”, sendo seu foco atividades ligadas ao equilíbrio ambiental e à qualidade de vida da sociedade. No que tange ao cuidado com os animais, são dois os programas executados, o Cenazoo, que é o Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Recuperação de Animais, e o Adotarse, o Centro de Apoio à Adoção Responsável.

A média de animais tratados pelos voluntários chega a cerca de 50, sendo a grande parte cães. “Embora sem patrimônio, a ONG trata, hoje, como uma de suas atividades, do resgate de animais em situação de risco de saúde: animais atropelados, abandonados, gravemente adoentados. Então esses animais, por alguns critérios internos, são recolhidos e resgatados, levados às clínicas veterinárias conveniadas”, conta o presidente, que reconhece as dificuldades por conta da inexistência de sede, contando primordialmente com o apoio da iniciativa privada e particulares, que cedem os ambientes para alojação dos animais.

“Já há algum tempo nós sentimos essa necessidade [de construir uma sede], porque a demanda é bem superior à nossa capacidade de acolhimento”, explicou Robério, ponderando que tem contado com o apoio de alguns vereadores e também de Poder Público municipal. Conforme informou, foi acenada pelo Executivo “a possibilidade de doação de uma gleba de terra localizada no bairro Ulisses Guimarães, e nós estamos aguardando as tramitações necessárias para consolidar essa doação”, que deverá passar por apreciação da Câmara Legislativa para aprovação.

Com a desativação do Ibama, a área onde era instalado, que pertence à Prefeitura Municipal, está sendo cogitada também. “Na verdade, nós queremos colaborar em vários segmentos, e nesse caso da área do Ibama, nós queremos montar ali um centro de recuperação de animais silvestres, esses animais que são apreendidos e que precisam de uma reambientação à silvestre”, afirmou Robério.

Além desse trabalho voltado aos animais, a ONG Ser Luz, volta-se também ao paisagismo urbano e à recuperação de nascentes e matas ciliares, como já foi feito na Biquinha, e onde se pretende dar continuidade à sua recuperação e revitalização.

Robério ratifica que a construção de uma sede para ONG é de fundamental importância não apenas para ampliação de sua capacidade, mas para aprimoramento do trabalho desenvolvido, através da reunião de material para pesquisas e estudos, instalações adequadas às necessidades e especificidades dos animais, e ampliação das espécies cuidadas, como os equinos, inclusive, e ressalta: “Precisamos de todos os segmentos que compõem e dinamizam a sociedade”. Quem tiver interesse em contatar os voluntários para conhecer, adotar, ou ajudar, pode entrar em contato através do Facebook (Ong Ser Luz) ou do telefone (73) 9999-0333. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta.