13.° BPM convida comunidade para formatura do Proerd em Nova Viçosa

264

O 13.° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizará nesta sexta-feira, dia 21, a formatura dos alunos da rede municipal de ensino do município de Nova Viçosa que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizado pela Polícia Militar.

O Proerd nasce com o objetivo de não apenas conscientizar as crianças, mas também apresentar-lhes informações claras e objetivas, a fim de que sua recusa às drogas se dê convictamente, fruto da sapiência dos males que estas podem causar à sua vida.

O programa fomenta a parceria entre PM, escola e família, de forma a contribuir na construção de um ambiente saudável para as crianças, tornando-as multiplicadoras da mensagem do Proerd. Ao início do programa cada criança recebe uma cartilha com gravuras, histórias, ilustrações e atividades que contribuem para a conscientização quanto ao perigo e mal que as drogas podem causar, e são incentivadas ao longo das instruções a praticarem os ensinamentos através de manifestações culturais.

Pela primeira vez a formação dos jovens proerdianos se dará sob a gestão do tenente-coronel Osíris Moreira Cardoso, comandante do 13.º BPM, que participará do evento, que pretende agregar cerca de 600 pessoas, entre formandos, seus familiares, amigos, corpo docente das escolas e a comunidade, além do comandante local, da 5.ª Cia. PM, capitão Anilton Silva de Almeida.

Sob a coordenação do capitão Luiz Cláudio de Jesus Góes, juntamente com a sargento Kátia Cilene, ambos instrutores do programa, os alunos das escolas Centro Educacional de Nova Viçosa e Teones Soares da Fonseca receberão certificado de conclusão do curso, entrega que acontecerá no Centro de Treinamento de Nova Viçosa, situado na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Cajueiro, S/N, às 15 horas.

Em convite à comunidade, a corporação ressaltou ser de extrema importância sua participação no evento, haja vista este ser um trabalho de prevenção ao uso de drogas, que também busca oferecer alternativas que possibilitem a redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, sendo de ordem fundamental a toda a sociedade. O processo de aprendizagem e conscientização foi desenvolvido por policiais, em sala de aula, durante quatro meses, buscando afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência, sob o lema: “Lutando contra as drogas, ensinando a dizer não”. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta