NOTÍCIAS 

Aeroportos do Extremo Sul da Bahia: boas notícias!

Na semana passada esteve em Prado uma delegação oficial de profissionais de Riberão Preto (São Paulo) da Aeronáutica Civil (engenheiros civis, pilotos, especialistas em Legislação Aeronáutica) por conta do Governo da Bahia (governador Wagner) em colaboração com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para avaliar e desenvolver o processo de recuperação, re-homologação e recadastramento dos aeroportos do extremo sul da Bahia, em especial de Prado, Teixeira de Freitas e Caravelas.

Vista aréa do aeroporto de Caravelas, que, possivelmente, entrará em funcionamento depois da revitalização do aeroporto de Teixeira de Freitas.

Em uma entrevista para vários jornais e revistas europeias e italianas feita por Carlo Casarsa (formado em Construção Aeronáutica, jornalista internacional e ex-secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Prado) com o engenheiro Doriedson Pereira (expert em Legislação Aeronáutica e coordenador do grupo) e com o engenheiro Paulo de Tarso (técnico de pilotagem) foram discutidos vários asuntos sobre essa matéria.

Eles confirmaram a re-homologação do aeroporto de Prado (pista de 1.160 metros completamente recuperada ainda na gestão do ex-secretário da Infraestrutura da Bahia Wilsinho Brito) entre o fim do ano 2012 com uma pequena reforma da estação e colocação da biruta (indicador da direção e velocidade do vento na pista), a completa reforma e homologação do aeroporto de Teixeira de Freitas como aeroporto nacional.

E, segundo o grupo, está quase definido o acordo que tem previsão de alguns voos semanais entre a cidade de Vitoria / ES / Teixeira de Freitas e Salvador. A segunda fase (2013) tem a previsão de um voo Teixeira de Freitas / Belo Horizonte /MG.

E que em agosto será ultimada a recuperação completa da pista do aeroporto de Caravelas (1560 metros) e do processo do nivelamento com 18 centímetros de cumprimento (igual a pista de Salvador) e para o fim do ano a previsão da recuperação da aréa de estacionamento de aeronaves e balisamento (iluminação noturna).

Depois desse trabalho técnico será fundamental o acordo entre todos os gestores e prefeitos de extremo sul da Bahia para ter a viabilidade técnica final conexão e vontade política de completar as obras com a homologação final que permitirão o grande desenvolvimento da nossa região. Com informações do jornalista Carlo Casarsa.