Secretaria de Assistência Social divulga a Campanha do Agasalho

339

Teixeira de Freitas – A Secretaria de Assistência Social realiza há três anos a Campanha do Agasalho, com o objetivo de atender a famílias que estejam em estado de vulnerabilidade ou risco social, sobretudo, no período de inverno, quando o frio é mais intenso, e, para isso, conta mais uma vez com o apoio do empresariado e comunidade teixeirense.

Antônio Jorge é assistente social.

Conforme expõe o assistente social Antônio Jorge da Silva Correia, “a política da Assistência Social tenta, o tempo todo, fugir da questão do assistencialismo, trabalhando com a consolidação dos direitos da nossa população usuária – que são indivíduos ou grupos familiares que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social – então, esse é o foco da política de assistência social. Mas, a Campanha do Agasalho, é uma ação da Secretaria, que visa, de forma imediatista, resolver o problema do frio no inverno de Teixeira de Freitas”.

A campanha foi desenvolvida com base nos dados dos programas, projetos e serviços disponibilizados pela Secretaria, a partir dos quais se constatou, de acordo com Antônio Jorge, “uma grande vulnerabilidade estrutural das famílias”, e, em função disso, norteando-se pelas famílias já cadastradas, das quais já se conhecia o perfil socioeconômico de vulnerabilidade, foi iniciada a Campanha do Agasalho.

“O objetivo da campanha não é só dar o agasalho, é incluir essas famílias dentro da rede socioassistencial da política de Assistência Social. Só que a gente tem que lembrar que o frio e a fome não são coisas que você pode deixar para resolver com muito tempo, são questões que exigem resposta imediata, então a gente faz essa campanha com o apoio maciço da sociedade teixeirense”, explicou o assistente, ressaltando que “a campanha é formulada por nós, mas, sem o apoio da sociedade civil organizada, empresários e pessoas individualmente, ela não teria esse sucesso”.

Antônio Jorge faz questão também de destacar que a mobilização não possui conotação política, embora muitas das ações desenvolvidas no período pré-eleitoral que se passa, sejam assim entendidas: “A campanha já existe há três anos e vai continuar existindo, assim a gente espera”, ratifica ele.

“A gente não nega a responsabilidade estatal na aplicação das políticas e na aplicação dos recursos, mas, a gente reconhece também que a desigualdade hoje é fruto do sistema, e só pode ser amenizada com o apoio do Estado, da iniciativa privada e dos indivíduos. Por isso, a gente aposta no protagonismo da sociedade civil teixeirense, que sempre foi muito solícita”, disse o assistente social, justificando que a necessidade das contribuições pode ser compreendida se, aqueles que moram em casas estruturadas já sentem o frio, imaginarmos o quanto não sofrem aqueles que moram em casas sem nenhuma estrutura, muitos ainda em moradias construídas com madeira.

Todos aqueles que puderem e se propuserem a doar agasalhos devem se encaminhar à sede da Secretaria de Assistência Social, que fica ao lado do Posto Skala. A distribuição será feita de acordo com o estado de necessidade das famílias pré-cadastradas, priorizando-se aquelas que possuam crianças e idosos. Mas, quem porventura ainda não esteja cadastrado, necessite do auxílio e se encontre em situação de vulnerabilidade ou risco social pode se dirigir à Secretaria, ou ligar para o número 3011-2705, onde será encaminhado ao serviço de que necessita. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta.