Bahia pode ter mais de sete mil inscritos no Prêmio MPE Brasil

281

Aloísio Pontes

Mais de sete mil empresários baianos estão previstos para se inscrever na edição 2012 do Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, superando as 6,5 mil inscrições de 2011. “Este ano está sendo admitida a participação do Empreendedor Individual (EI) e de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), o que deverá alavancar bastantes inscrições”, explica o gestor do MPE Brasil na Bahia, Marcelo Oliveira. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 31 de agosto de 2012 pelo site www.premiompe.sebrae.com.br, pelo telefone 0800 570 0800 e nos Pontos de Atendimento Sebrae.

Podem se inscrever no Prêmio empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte – base 2010; com pelo menos um ano fiscal completo, ou seja, a empresa precisa ter sido aberta até 31 de dezembro de 2010, e com domicílio fiscal no Estado da respectiva inscrição.

Para Marcelo Oliveira, a maior importância do Prêmio está no incentivo à melhoria constante da gestão dos negócios. Segundo ele, ao conhecer e adotar o Modelo de Excelência da Gestão, a empresa obtém melhorias em processos e produtos, foco em resultados, aumento da produtividade e competitividade e aumento da credibilidade e reconhecimento público, dentre outros avanços. “O Prêmio MPE Brasil é um reconhecimento concedido anualmente às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias, cuja atuação sirva de referência no esforço de mobilização para a melhoria da competitividade em seu segmento”, explica Oliveira.

Destaque baiano

A Bahia foi o Estado com o maior número de prêmios na disputa nacional do Prêmio MPE Brasil 2011, entregue no dia 23 de março deste ano, em Brasília. A Bahia venceu na categoria de Turismo e Destaque de Inovação e ainda ficou em segundo lugar entre as cinco melhores empresas do setor de Serviços.

O MPE Brasil é uma iniciativa realizada pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e contempla as áreas de indústria, comércio, serviços, turismo, Tecnologia da Informação (TI), saúde, educação, agronegócio, destaque de boas práticas de responsabilidade social e de inovação. Agência de Notícias Sebrae Bahia.