Câmara Municipal exibe documentário sobre a História de Teixeira de Freitas

508

A Câmara Municipal de Vereadores exibiu na terça-feira (8) um documentário sobre a História de Teixeira de Freitas, uma homenagem prestada pela Casa Legislativa à cidade, que completa este ano seu 27.° aniversário de emancipação política, embora sua história tenha começado muito antes, quando a localidade compunha ainda os territórios de Caravelas e Alcobaça.

Conforme afirmou o vereador Luís Henrique Ressurreição de Souza, Lula, presidente da Câmara, o objetivo principal com o evento, e, sobretudo, com a confecção do documentário, foi resgatar um pouco da história político-administrativa da cidade, e dar um primeiro passo para que as lembranças sejam revitalizadas, formando um acervo histórico, pois, em suas palavras, “uma cidade sem história, é uma cidade sem cultura”.

Para tanto, foram entrevistadas pessoas que fizeram parte do início de Teixeira, e que atuaram no seu processo de emancipação – que foi concretizado no ano de 1985, em 9 de maio, através da Lei 4.452 –, tais como Osair Nascimento Correia, Permindio Muniz Bomfim e representante da Família Guerra.

O momento foi aproveitado ainda, embora poucos tenham comparecido, para um alerta, feito por Lula: “Nós precisamos relembrar nossa história, esses 27 anos, mas precisamos também sentar e discutir como serão os próximos 27”, disse.

Em sua visão, a atual expansão econômica, por qual passa a cidade, deve ser observada com cautela, como um momento que vai passar, e, portanto, não pode ser homogênea, haja vista as várias possibilidades de crescimento que o município possui e que não podem ser deixadas de lado, “a cidade precisa se reinventar, precisamos buscar indústrias, fomentar a agricultura, a pecuária, precisamos estar preparados quando, porventura, essa expansão da construção civil vier a declinar”, salientou o vereador.

Osair Nascimento, professor e ex-vereador da cidade, fez consideração semelhante ao presidente quando perguntado qual o sentimento hoje, a ele, que foi um dos fundadores do município, onde destacou a necessidade de planejar para crescer e se desenvolver. “O que a gente vê é um desenvolvimento, mas que não veio acompanhado de uma estrutura, para uma cidade que tem o porte que Teixeira tem, e é isso que a gente está vendo aí hoje”, e exemplificou: “Pois se tivesse uma estrutura, a gente não estava hoje com as ruas cheias de buraco por causa das obras da Embasa, o que faltou foi o planejamento”.

Após a exibição do documentário, que foi precedido por uma apresentação das composições da Câmara, ao longo dos 27 anos de Teixeira de Freitas, além de prefeitos e vices, foi servido um coquetel para confraternização aos presentes.

Para aqueles que queiram contribuir com a construção do acervo cedendo fotos, vídeos ou depoimentos, basta contatar o setor de imprensa da Câmara, que funciona das 7 às 13 horas, de segunda a sexta. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta.