Superintendente do Sebrae cumpre cronograma de visitas no extremo sul da Bahia

376

Teixeira de Freitas – O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Edival Passos, realizou durante a semana passada uma verdadeira maratona de visitas e encontros nas cidades do extremo sul da Bahia,  quando se reuniu com a comunidade empresarial, representantes políticos, poderes público municipais e representantes da sociedade civil organizada, com o objetivo precípuo de discutir o desenvolvimento regional.

Comunidade empresarial com superintendente do Sebrae.

Conforme afirmou o próprio superintendente, “o Sebrae está evoluindo, nossa postura está avançando para uma postura mais profundamente inquietante em políticas de inovação”, e este teria sido o principal motivo que levou a instituição a divulgar sua vinda ao extremo sul. “Nós estamos vivendo no Sebrae um momento de muita inovação”, ratificou.

O coordenador regional do Sebrae, Alex Brito, expôs, por sua vez, que a vinda de Edival se baseia exatamente numa postura que pretende ser mais exercitada pela instituição. “Ele veio conversar com a comunidade empresarial, com as entidades empresariais, prefeitos, vereadores, lideranças de cada localidade, aproveitando para falar com a comunidade das diversas localidades acerca das perspectivas, do trabalho a ser desenvolvido durante o ano, da própria mudança de direção da regional”.

“Nós estamos conscientes de que o Sebrae sozinho não cumpre sua missão, aliás, nenhuma instituição sozinha realiza a sua missão,  nenhuma instituição é capaz de realizar todas as demandas e necessidades da sociedade, por isso, nós estamos inquietantes para contagiar os nossos parceiros para vermos empresários empreendedores, nós queremos provocar esse bom relacionamento, uma provocação de discussão e debate e atitudes, porque na medida que nós vamos ter empresários empreendedores, nós vamos ter uma economia mais dinâmica, nós vamos ter mais desenvolvimento, mais emprego, geração de riqueza e oportunidades”, justificou o superintendente acerca do diálogo aberto a partir de sua visita.

Edival comentou ainda acerca da necessidade de inovação, um conceito cada vez mais presente e necessário, segundo ele, uma conduta diante da natureza e da vida, exercitada desde a antiguidade, que tem se tornado, com o passar do tempo, um método fundamental. O que se precisa, em sua visão, é perceber “que o mundo, é de muita disputa, de muita competição, então nós temos que ter atitudes inovadoras, e, principalmente, instituições de empreendedorismo como o Sebrae – sem nenhuma arrogância, o Sebrae tem que estar sendo exemplo, e à frente, tem que ser uma instituição de vanguarda – então, o que nós estamos fazendo é isso, estamos passando por um momento de profunda transformação a nível nacional, a na Bahia particularmente, e aí nós queremos cada vez mais capacitar e para melhor servir as micro e as pequenas empresas, os pequenos negócios rurais e urbanos, melhor relação com empresariado”.

Ele ratificou ainda que os problemas da humanidade, da comunidade local só poderão ser resolvidos a partir do momento em que haja um empresariado e um poder público empreendedor e consciente. “Nós precisamos de seres humanos sujeitos, que sabem o que querem, o que fazem, e que têm um compromisso com o seu negócio, com a sociedade, e com a cidade onde está instalado, de forma que haja harmonia com o lócus, com a sociedade, natureza, cultura: esse novo ser empresário é que a gente quer que seja incorporado”, disse; propiciar o desenvolvimento dessa consciência, para o consequente desenvolvimento regional, teria sido o objetivo principal de seus encontros e palestras. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta.