Fugitivo do CP, “Leozinho” volta para a prisão em Teixeira

1685

Autor confesso de vários homicídios, “Leozinho” é preso por delegado de plantão

Teixeira de Freitas – Policiais civis liderados pelo delegado Jorge da Silva Nascimento, titular de Itanhém e de plantão na 8.ª Coorpin, em Teixeira de Freitas, recapturaram, na noite de sábado (31/3), o temido Leandro Dias dos Santos, o “Leozinho”, de 21 anos, logo após o mesmo ter tentado matar Patrick Rosa de Oliveira, de 24 anos, no bairro Redenção.

“Leozinho” é autor de vários assassinatos e matava para o tráfico.

“Leozinho” estava foragido do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) desde meados de fevereiro, quando conseguiu escapar em companhia de outros cinco detentos por um túnel escavado por eles. Desde então, a equipe do delegado-coordenador, Marcus Vinícius, assim como policiais do 13.º Batalhão de Polícia Militar de Teixeira de Freitas também estavam em seu encalço em razão dos vários crimes que ele vinha cometendo na cidade.

Durante a tentativa de homicídio, a vítima entrou em luta corporal com o bandido, que é acusado de tráfico de drogas e homicida confesso, conseguindo tomar-lhe a arma. Pelo menos quatro disparos foram ouvidos por moradores do bairro Redenção, porém, não atingiram o alvo. Na sequência, os policiais foram ao local e conseguiram recapturar o fugitivo próximo ao local da tentativa de homicídio.

Em depoimento na Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas (Depol), Patrick relatou que estava em sua casa quando se aproximou um indivíduo numa motocicleta e começou a atirar em sua direção: “Não teve jeito, tive que me atracar com ele para não morrer”, disse. Após dominar e tomar a arma do atirador, Patrick contou que o mesmo correu e abandonou em frente à sua residência uma moto, que tinha sido roubada na sexta-feira (30) pelo próprio e um comparsa.

Arma utilizada por “Leozinho” e tomada por Patrick.

Também da Delegacia da Polícia Civil, em depoimento ao delegado Jorge Nascimento, Leandro Dias dos Santos, o “Leozinho”, relatou que queria matar Patrick pelo fato de o mesmo ter tentado ficar com sua companheira quando ele estava preso no Conjunto Penal.

Vida de crimes

Em conversa com o delegado Jorge Nascimento, ele nos disse que o “Leozinho” já havia sido preso por ele na cidade de Itanhém em companhia de uma outro elemento identificado por Wallace, inclusive, tanto o “Leozinho”, quanto Wallace, estavam sendo conduzidos para Teixeira de Freitas, quando, na entrada da cidade, o carro reduziu a velocidade para passar sobre o quebra-molas, Wallace conseguiu pular do carro e desaparecer, enquanto o “Leozinho”, com cara de menino, disse na época que era menor de idade e acabou se safando das garras da lei.

No momento da abordagem da equipe de policiais em Teixeira de Freitas, “Leozinho” deu o nome de Wallace, mas, foi reconhecido por um dos agentes.

Outro fato levantado é que o “Leozinho”, embora novo, é um dos matadores a serviço do tráfico e pesa sobre seus ombros cerca de seis crimes de homicídio.

Durante o pouco tempo que ficou na rua após fugir do conjunto penal fez vários assaltos na cidade, inclusive é o autor do assalto no anexo do Hospital Sobrasa, na última semana de março. Por Jotta Mendes / Jornal Alerta

Matérias correlatas                           

“Leozinho” confessa três homicídios em Teixeira de Freitas e admite vontade de matar

O indivíduo preso é Leandro Dias dos Santos, o “Leozinho”, 20 anos, atualmente recolhido na sede da 8.ª Coorpin em Teixeira de Freitas, acusado de tráfico de drogas e homicídio, preso no distrito de Itabatã, município de Mucuri.

Em entrevista ao repórter Thiago Ramos, especial para o “Teixeira News”, Leandro Dias, o “Leozinho”, confessou abertamente os crimes, disse que cheirou cocaína e admitiu que quando está nas ruas, sente vontade de matar.

Dois menores apreendidos em Itabatã, no município de Mucuri, na companhia de Leandro Dias dos Santos, o “Leozinho”, atualmente na sede da 8.ª Coorpin, acusados de tráfico e homicídio, acabaram revelando ao delegado-coordenador Marcos Vinícius a autoria de dois assassinatos e envolvimento em três homicídios tentados em Teixeira.

Dois adolescentes de 17 anos confessaram envolvimento na morte de Adriano Lima de Jesus, 17 anos, morto no início do último mês de março de 2011, no interior da residência dos pais da vítima na Rua José Guerra, na baixada do bairro Santa Rita.

O segundo crime do trio ocorreu na noite de terça-feira, dia 15 de março de 2011, quando promoveu um tiroteio na Rua Bernardino Figueiredo, na baixada do bairro Santa Rita, na zona norte de Teixeira de Freitas, e matou com 4 tiros no alto das costas o ex-presidiário Wingrit Alves do Vale, o “Pivete”, 19 anos, que morava na Rua Umaitá, 521, no bairro Santa Lúcia, em Eunápolis.

Por ocasião que os dois menores e “Leozinho” alvejaram a tiros Roberto Mendes Filho, o “Nilsão”, de 36 anos, morador da Rua Rafael Teixeira de Carvalho, 7, no bairro Redenção, atingido por um tiro no pescoço, Evanice Serafim Ferraz, conhecida por “Nega”, dona do imóvel onde ocorreu o crime na Rua Bernardino Figueiredo, 20, no bairro Santa Rita, alvejada por um tiro na região da clavícula esquerda e a terceira vítima sobrevivente identificada por “Cleiton”, atingida por 2 tiros e várias lesões de arma branca, inclusive com um golpe de faca, cuja peixeira foi deixada cravada em seu pescoço.

Os três homicidas foram presos em Itabatã, distrito do município de Mucuri, por policias militares da equipe do capitão Anilton Almeida, da 5.ª Companhia do 13.º BPM, que promoveram uma diligência por volta das 22h30min do dia 30 de março de 2011, no intuito de abordar um carro suspeito que rondava alguns imóveis no condomínio Vila dos Eucaliptos, nas imediações do Hospital Paineiras, e ao efetuar rondas no referido local a equipe observou indivíduos em um veículo em atitude suspeita, conforme já tinham denunciado os moradores.

Ao proceder com a abordagem, foi encontrado no interior de um Fiat Uno, placa policial JOB-8021, licenciado em Teixeira de Freitas, que continha a placa traseira raspada, 1 revólver calibre 32,  de numeração 314046, com 6 cartuchos no tambor, sendo 1 deflagrado e 5 intactos. Os policiais militares identificaram 7 homens a bordo do carro, inclusive, Leandro Dias dos Santos, 20 anos, e os seus dois comparsas adolescentes, ambos de 17 anos, que resolveram confessar suas autorias em Teixeira de Freitas. Por Ronildo Brito do site “Teixeira News”.