BB divulga nova linha de crédito rural: Programa ABC

342

O Banco do Brasil (BB) realizou na terça-feira (24), no auditório do Sincomércio, em Teixeira de Freitas, uma reunião com produtores rurais da região, em que divulgou o Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono, uma linha de crédito rural, instrumento utilizado pelo Governo Federal para atingir metas de redução de poluentes.

O gerente de Mercado do BB, Paulino Hashimoto, explicou que está se divulgando a linha de crédito criada pelo Governo Federal a fim de que cumpra um compromisso assumido com entidades internacionais quanto à redução de gás carbônico emitido na atmosfera – objetivo do Programa ABC –, no evento, tratando-se, especificamente, do agronegócio. O Plano ABC tem como metas recuperação de pastagens, 15 milhões de hectares, 3 milhões de hectares de florestas plantadas, tratamento de dejetos, entre outras.

“A participação do Banco do Brasil [nessa meta assumida pelo Governo Federal] é a criação de linhas de crédito específicas para esse fim, como incentivar a plantação de florestas, recuperação de áreas degradadas de pastagem, um incentivo do plantio da palha, sem a utilização de arados que vão mexer com a terra e também provocar agressões ao meio ambiente”, explicou o gerente.

A divulgação da nova linha de crédito está acontecendo em todo o território nacional, inclusive, na Bahia, passando por, além de Teixeira de Freitas, cidades como Eunápolis, Vitória da Conquista, Juazeiro, Bom Jesus, Barreiras, “pelos principais polos agropecuários do Estado”, disse Hashimoto.

A adesão ao programa gerará benefícios ao produtor como diminuição de encargos financeiros, “5,5, ao ano, fixo, somente isso, ele pode chegar até quinze anos de prazo, e carência de até oito anos, dependendo da atividade”, citou o gerente, informando que o BB oferece ainda um apoio técnico, possuindo um agrônomo, em Teixeira de Freitas, para auxílio na elaboração dos projetos e condução dos empreendimentos.

Outros benefícios a serem alcançados com o programa são, também, o aumento da renda através do incremento da produtividade e da diversificação da produção, a recuperação do passivo ambiental e a diminuição da pressão sobre as florestas nativas.

As ações previstas no Plano ABC contemplam disponibilização de tecnologias, fortalecimento de pesquisas e da assistência técnica em extensão rural, capacitação de produtores rurais e técnicos em ciência agrárias envolvidos com a Agricultura ABC, promoção de ações junto aos segmentos de insumos, produtos e serviços, fomento a viveiros e redes de coleta de sementes e criação de linhas de financiamento e de crédito agrícolas específicas.

O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sincomércio) aproveitou a oportunidade para anunciar a abertura de um caixa do Banco do Brasil na sede do sindicato, para abrir contas, receber boletos, duplicatas dos comerciantes, viabilizar documentação de empréstimos e financiamentos, para diminuir a burocracia e para facilitar ao acesso da micro e pequena empresa aos serviços do BB. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta.