Programa Bola Pra Frente Cidade incentiva à prática de esportes em Teixeira de Freitas

383

Há cerca de três anos vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas o programa Bola Pra Frente Cidade, que incentiva a prática de esportes no município. Desde aulas das modalidades mais populares, como futebol, futsal, vôlei e handball, até algumas mais incomuns, como natação e hidroginástica, são oferecidas gratuitamente pelo município.

O professor de vôlei e coordenador da piscina semiolímpica, Reginaldo Oliveira, estima que cerca de mil pessoas, entre jovens, adolescentes e adultos sejam beneficiados com as aulas. “A gente percebe a importância desse incentivo ao esporte na procura e satisfação com que os alunos nos procuram, sempre perguntando: ‘e aí professor, quando é que a gente volta?’, e isso é gratificante”, disse Reginaldo.

Regi, como é conhecido, além da necessidade do esporte para a saúde e bom desenvolvimento, destaca a importância da prática esportiva na luta contra as drogas e violência. “Temos consciência de que existem crianças, adolescentes aqui que, se não estivessem envolvidos nessa mágica que o esporte proporciona, estariam, provavelmente, ocupando seu tempo com outras coisas que não saúde, os treinos, os jogos, e isso é que é perigoso”, afirmou o professor.

Não há exigência para aqueles que queiram participar das aulas esportivas, apenas que façam sua inscrição com comprovante de matrícula (para os estudantes), comprovante de residência e xérox da identidade. Para as modalidades com bola – handball, futsal, vôlei, futebol e basquete –, as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes, ou no Ginásio de Esportes da cidade; e, para as aulas de natação e hidroginástica, as inscrições devem ser feitas na própria piscina semiolímpica, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros.

Para as aulas de natação, a idade mínima é 12 anos, e hidroginástica, 35; no futebol a idade máxima permitida é 17 anos, e as demais modalidades não possuem faixa etária preestabelecida. Todos os professores do programa Bola Pra Frente Cidade possuem curso superiorem Educação Física, conforme o coordenador.

“Sem dúvida alguma, se as pessoas, seja criança, jovem, adolescente ou adulto, se permitirem aprender, elas só ganharão com o esporte, pois ele dá qualidade de vida, melhora a saúde, o condicionamento físico, e além do mais, ensina sobre a vida, pois aqui é uma área de convivência de pessoas diferentes, com culturas e profissões diferentes, e todos só tem a ganhar com isso”, salientou o professor Regi. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta