PM diz que não tem competência sobre o trevo da BA-290

423

Mas que já havia comunicado motoristas sobre o risco

Acidente com Zequinha Barcelona.

O comandante da 44.ª Companhia Independente de Polícia Militar de Medeiros Neto (CIPM), major Osíris Moreira Cardoso, esclareceu que a organização do trevo da BA-290, onde aconteceu um grave acidente na tarde de terça-feira (31/01), é de competência do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e não da Polícia Militar.

“As atribuições de construção e administração de rodovias, inclusive de trevos, é do Derba, que é responsável pelo gerenciamento do sistema estadual de transportes”, explicou o major, que garantiu que o comandante anterior orientou motoristas que prestam serviços à mineração Corcovado que não parassem e nem estacionassem carretas no trevo da cidade para evitar acidentes.

No acidente, ocorrido por volta das 14h30min, Rosivaldo Aguilar Rodrigues, 27 anos, que conduzia o Fiat Uno branco, placa NTS-9879/Medeiros Neto, foi surpreendido com a presença repentina da moto Titan CG 150, azul, placa JQJ-9223/Medeiros Neto, que estava sendo conduzida pelo empresário José de Oliveira Mota, 67. O empresário teria feito uma manobra irregular por dentro do trevo, onde estava estacionadas uma carreta Volvo branca, placa MRT-0700/Cachoeiro do Itapemirim-ES, da Serramar Granitos e Transportes, carregada com uma pedra gigante, e um reboque de outra carreta.

A carreta e o reboque teriam impedido o empresário de ver o automóvel, que vinha sentido Itanhém/Teixeira de Freitas. O empresário, juntamente com a moto, foi arremessado a alguns metros de distância e teve a perna direita amputada em razão do forte impacto que sofreu.

O automóvel, personalizado com inscrições da usina Santa Maria, no momento do acidente, não estava a serviço da empresa alcooleira; estaria sendo testado após revisão de rotina. Por Edelvânio Pinheiro.