Vereadores defendem permanência do Peti

322

Teixeira de Freitas – Por conta de ajustes nas contas do município, o prefeito Apparecido Staut determinou corte de gastos em várias secretarias. Uma das mais prejudicadas foi a Secretaria de Assistência Social. Programas desenvolvidos pelo Cras e Creas estão comprometidos. Apenas as portas dessa secretaria estão abertas e ela está contando apenas com os funcionários efetivos; os contratados foram dispensados.

O problema mais grave é com a interrupção do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Mais de 500 crianças e adolescentes carentes e em situação de risco no que diz respeito à exploração do trabalho infantil estão sem assistência. O Peti é um programa bancado, em sua maior parte, pelos Governos Federal e Estadual, que garantem os recursos para pagamento da equipe técnica e para os gastos com alimentação. A contrapartida do município limita-se ao aluguel do espaço, o transporte e a disponibilização da equipe de apoio.

Para discutir o assunto, aconteceu uma reunião na Câmara de Vereadores que contou com a participação da secretária de Assistência Social, Cláudia Pereira, do secretário de Planejamento, Éder Cabral e o secretário de Administração, Edinilton Pereira, e dos vereadores Elionidio Ferreira Salomão, Edival Cardoso de Sá, Marta Helena Leal, José Henrique, Cloves Martins Quaresma Neto, José Gonzaga e Edinaldo Rezende.

Os vereadores deixaram claro que não aceitam que os mais carentes sejam penalizados pela falta de planejamento da administração e sugeriram cortes em secretarias consideradas ineficientes.

Para esta semana foi marcada mais uma rodada de discussões visando pôr em prática medidas que resolvam esta questão que é de suma importância para o município.