Preso em hospital autor de 15 mortes

523

A sala de visita de uma casa no distrito de Pindorama,em Porto Seguro, distante49 quilômetrosda sede do município, foi cenário do 15º homicídio praticado, nos últimos dois anos, por Glimarim Floriano dos Santos, 20 anos, capturado dentro de um hospital local, onde chegou, no sábado (15), com um projétil alojado na virilha.  O dono da casa, Fabiano Monteiro dos Santos, assistia televisão no dia (02/10), quando o homicida invadiu o imóvel e atirou em sua cabeça. Após arrastar o corpo para a rua, ele deflagrou ainda mais 21 tiros com uma pistola 380.

A mulher de Fabiano, uma adolescente de 17 anos e o filho do casal, de apenas sete meses, estavam na cozinha no momento do assassinato, que chocou a comunidade de Pindorama, segundo informou, na terça-feira (18), a delegada Eliana Teles, titular da Delegacia Territorial de Porto Seguro.

Líder do tráfico de drogas na localidade de Casas Novas, no bairro Baianão, Glimarim agia sob as ordens de um traficante apelidado de “Buiú”, que lhe encomendara a maioria das mortes. Em seu interrogatório, declarou ter matado Fabiano Monteiro por vingança, em razão da vítima ter assassinado um irmão de um traficante de pré-nome Charles, integrante de sua quadrilha, preso na cidade de Teixeira de Freitas.  Indiciado em inquérito policial por homicídio qualificado, Glimarim teve a prisão temporária decretada no domingo (16), pelo juiz André Marcelo Strognski, que deverá decretar a preventiva nos próximos dias.

A equipe da DT de Porto Seguro, coordenada pela delegada Eliana Teles, intensificou as buscas aos integrantes do bando, bem como ao traficante “Buiú”, com vários mandados de prisãoem aberto.  Entreas vítimas dos crimes atribuídos a Glimarim, estão Carlos Almeida Júnior, Guilherme Bernardo dos Santos, um homem de pré-nome Carlos e outro apelidado de “Bagaceira”, este envolvido com tráfico.

Armas

Informada por uma guarnição da Polícia Militar sobre a chegada de um homem suspeito num hospital privado de Porto Seguro, no sábado (15), com um projétil na virilha, a delegada Eliana Telles se dirigiu até a unidade de saúde, constatando se tratar de Glimarim, um perigoso criminoso da região e investigado desde 2009. Alegando ter disparado a arma acidentalmente, foi conduzido à delegacia após a remoção do projétil e, a seguir, conduzido para a carceragem da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, cujo coordenador, o delegado Evi Paternostro, o mantém custodiado à disposição da Justiça.

Ainda no fim de semana, os investigadores localizaram no distrito de Pindorama uma casa pertencente a um comparsa de Glimarim, identificado como Fábio Fuloni Bernardo, o “Ferrugem”, utilizada como esconderijo das armas da quadrilha. Havia no local uma pistola 380 com um carregador, contendo quatro cartuchos intactos, um revólver calibre 38 com cinco cartuchos também intactos, uma espingarda calibre 28 com cinco cartuchos, uma motocicleta, as chaves de duas outras motos Honda, além de máscaras tipo brucutu.

Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia, segundo revelou a delegada Eliana Teles, que acredita ser de Glimarim a pistola 380. “Apuramos que seis homicídios ocorridos recentemente na região foram praticados com este tipo de arma”, afirmou, observando que a motocicleta encontrada no esconderijo do bando pode ser a mesma que o assassino utilizava para chegar até as vítimas. Autor: Ascom/PC.