Extremo Sul recebe secretária de Mulheres

401

A secretária de Política para as mulheres, Vera Lúcia Barbosa, cumpriu intensa agenda no extremo sul do Estado. Após participar da abertura da Conferência Municipal de Mulheres de Eunápolis, na sexta (23), a secretária seguiu, no sábado (24/09), para o assentamento Bela Manhã, em Teixeira de Freitas, onde foi recebida com um belo café da manhã. O encontro teve como principal pauta a realidade da mulher camponesa.

Na oportunidade, Lucinha agradeceu a recepção e aproveitou para apresentar o trabalho à frente da Secretaria de Políticas para as Mulheres(SPM-BA). “Eu fico honrada pelo fato do governador Jaques Wagner ter escolhido uma líder sem-terra para ocupar a primeira Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia. Sem dúvida, um grande desafio”, afirmou Lucinha.

Os temas abordados nas reuniões foram a aquisição de mais crédito para as mulheres do campo, autonomia para desenvolvimento de pequenos projetos e acesso a programas de educação continuada. “É imprescindível empoderar a mulher camponesa, porque ela tem força, organização, conhece bastante o funcionamento da agricultura familiar e, portanto, precisa receber mais crédito para se desenvolver”, afirma Lucinha.

Ainda no sábado, a secretária visitou o assentamento de Colatina e aproveitou para debater com as mulheres o mesmo tema.

Conferências territoriais acontecerão em outubro

A Secretária de Políticas para as Mulheres tem acompanhado diversas conferências municipais em todo o Estado. São preparatórias para as territoriais, que deverão acontecer entre 10 e 20 de outubro, finalizando até dez dias antes do início da Conferência Estadual, marcada para acontecer entre 30 de outubro e 1 de novembro.

 “O saldo de participação dos municípios é bastante positivo, temos encontrado bastante receptividade por parte dos prefeitos e prefeitas. Inclusive, diversos municípios se destacando por priorizarem as conferências. Camaçari, por exemplo, reuniu 600 mulheres. Sem dúvida, é um enorme avanço no Estado”, afirma Roberta Sampaio, coordenadora de Gestão e Planejamento da SPM.

Até lá, serão 19 conferências territoriais, com a metodologia de agrupamento de territórios em muitas delas. “Optamos por organizar dessa forma para facilitar a organização e o próprio debate de mulheres, de forma que contemple os 26 territórios”, explicou Sampaio. Com informações da Ascom.