Espaço Cultural da Paz comemora 20 anos de existência

857
 “Aqui nós acreditamos no poder transformador da cultura, é isso que nos move. Não pretendemos formar um grande ator ou um grande artista, nós queremos formar um cidadão”
 
Zé da Baiana é o fundador do Espaço Cultural da Paz.
 

Teixeira de Freitas – O Espaço Cultural da Paz (ECPAZ) comemorará, nesta semana, seus 20 anos de existência, com uma programação cultural que reunirá teatro, música e muita história. Fundado por Zé da Baiana e Baiana, esta organização não governamental já é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu empenho na promoção da cultura brasileira.

A programação começará nesta quinta-feira (8), com a apresentação teatral “A pureza da resposta”, com o grupo de teatro do ECPAZ “Se quisé cê vê”, e, na sexta-feira (9), haverá o show do cantor e compositor Josino Medina, do Vale do Jequitinhonha. A festa continua no sábado (10), com a apresentação do Grupo Moxuara, do Espírito Santo, e se finaliza no domingo (11), com Lú de Oliveira, de Salvador, que terá um repertório rico em MPB e músicas regionais.

“Nossa história é uma história de lutas, de conquistas, de anseios, de utopias, de realizações e de muita coisa que a gente, por mais que se esforce, acaba não conseguindo fazer, mas o saldo a gente considera positivo”, disse Zé da Baiana. “Nós já colhemos os frutos desse trabalho, porque a maioria das crianças e adolescentes que passam por nós, dificilmente é atraída pela criminalidade ou pelo mundo das drogas, já temos, inclusive, professores que são frutos do Espaço”, afirmou.

O ECPAZ oferece diversos cursos para crianças, adolescentes, jovens e adultos, como teatro, flauta, pintura, pirogravura, entalhe em madeira, desenho, espanhol, inglês, contação de histórias, informática básica, entre outros. Quanto ao objetivo buscado pelo espaço com os projetos que desempenha, Zé comentou: “Aqui nós acreditamos no poder transformador da cultura, é isso que nos move. Não pretendemos formar um grande ator ou um grande artista, nós queremos formar um cidadão”.

Todas as apresentações acontecerão no próprio Espaço Cultural da Paz, e serão vendidos 200 ingressos. Cada ingresso, que sai pelo custo de R$ 30,00, valerá para os quatro dias de programação, sua aquisição pode ser feita no ECPAZ, localizado na Rua da Paz, 73, São Lourenço, telefone para contato (73) 3291-0420.

 “Nós convidamos a todos que são amantes da cultura a prestigiar este grande evento, quem puder fazer um esforço a mais para vir… Com certeza, vai valer a pena” disse Zé da Baiana. Ele ainda garantiu: “Aqui a cantoria não tem hora para acabar, tem flauta, tem sanfona, tem cantores, vai ser música, harmonia, ritmo, beleza, poesia a noite inteira”. Por Raíssa Félix

Comments are closed.