Audiências Públicas discutem Universidade Federal em Teixeira de Freitas e Porto Seguro

321

Representantes de faculdades e escolas públicas e particulares, autoridades e lideranças ligadas à educação de Porto Seguro e mais sete municípios da região foram convidados para a Audiência Pública que discutiu a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahiaem Porto Seguro. Oevento foi realizado na Câmara Municipal, com a presença do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, da secretária de Educação, Dilza Reis, do presidente da Câmara, Erivaldo Santos, além de deputados e representantes do MEC.

O assunto da universidade foi tratado em Brasília pela secretária de Educação, que, no dia 19 de setembro, esteve em audiência com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana RigonWeska.

Na oportunidade, a secretária convidou a responsável pela implantação de universidades federais no país para participar da primeira audiência pública que abordará o tema no município. “Para a nossa honra e alegria, ela aceitou o convite. A Universidade Federal é um sonho que se tornou realidade e se constitui num farol de desenvolvimento para nossa região”, destaca a secretária.

A orientação do MEC é de que a universidade precisa nascer forte, com área vocacional para que dentro de quatro ou cinco anos possam ser criados novos departamentos, além da pós-graduação (lato e stricto sensu). Por enquanto, até a implantação da reitoria, em Itabuna, a tutora da Universidade Federal do Sul da Bahia será a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A expectativa de que as obras sejam iniciadas em 2012 e os primeiros cursos já sejam disponibilizados no começo de 2013.

Teixeira de Freitas – Em Teixeira de Freitas a audiência pública acontecerá na quinta-feira, 06 de outubro, no Clube Kaikan, localizado no bairro Kaikan Sul, a partir das 14 horas. Toda a sociedade está convidada e o encontro está sendo articulado pelo deputado estadual Temóteo Alves de Brito. Com informações do jornalista Ronildo Brito.